MUNDO RECONHECE BRASIL LIVRE DE AFTOSA
MUNDO RECONHECE BRASIL LIVRE DE AFTOSA

Hoje (24), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) irá declarar oficialmente o Brasil como “país livre da febre aftosa com vacinação”. A certificação oficial será entregue pela diretora geral da OIE, Monique Eloit, ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, a partir das 14h30 (horário local), na sede da organização, em París.

A Comissão Científica da OIE havia aprovado a certificação do Brasil ainda no final de 2017, mas o reconhecimento oficial só se dá após aprovação em sessão plenária, dos 181 países integrantes da OIE, que ocorre desde domingo (20).

Durante discurso proferido na abertura da 86ª Sessão da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o ministro Blairo Maggi disse que o reconhecimento do Brasil como país livre da aftosa com vacinação é “a vitória de uma longa e dura trajetória de muita dedicação de pecuaristas e do setor veterinário oficial brasileiro”.

“Motivo de muito orgulho dos brasileiros que lutaram e lutam para o bem do Brasil", disse ainda o Ministro. "Parafraseando o pensador Jean Cocteau: “Não sabendo que era impossível, nós brasileiros fomos lá e fizemos”.

Maggi analisou ainda a importância do setor agropecuário na economia brasileira, influindo positivamente na balança comercial, na geração de emprego e renda, e contribuindo para o controle da inflação e melhoria das condições de vida da população, sem esquecer o próximo passo a ser dado pelo país: livre de febre aftosa sem vacinação.

“Para isso, temos plena consciência da necessidade de fortalecermos ainda mais nossas capacidades de prevenção, vigilância e de resposta a possíveis emergências que possam ocorrer. Serão necessários muito mais investimentos no serviço veterinário brasileiro. E contamos ainda mais com a imprescindível parceria dos produtores rurais, profissionais e outros atores do setor privado. Tenho certeza que conseguiremos. Seguiremos pelo caminho da ciência, da transparência e confiança nas valiosas orientações, diretrizes e normas da OIE”.

SAÚDE E INSPEÇÃO ANIMAL

Fonte: Comunicação social MAPA

 

topo