MAPA deve convocar AFFAs para posse
MAPA deve convocar AFFAs para posse

          Depois de expirado o prazo para interposição de recurso para contestar a lotação dos 300 Auditores Fiscais Federais Agropecuários – Médicos Veterinários, deve ocorrer nesta semana (21 a 25/05) a convocação para posse dos aprovados.

          Atendendo a legislação os candidatos convocados para posse terão trinta dias para fazê-lo, de posse de toda documentação e resultados de exames médicos exigidos. A posse deverá ocorrer na sede do Ministério da Agricultura, pecuária e Abastecimento (MAPA), em Brasília-DF, e nas Superintendências Federais de Agricultura nos estados. A posse será dada no estado de lotação do aprovado.

          O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal – DIPOA que foi agraciado com a totalidade destes AFFAs médicos veterinários, espera com esta posse poder diminuir o grande déficit de auditores do departamento. Segundo métrica estabelecida pelo próprio DIPOA, levando em conta critérios de capacidade, dias e horários de funcionamento dos estabelecimentos, dentre outros parâmetros, este déficit excede a mil AFFAs.

          O Departamento e o próprio Ministério da Agricultura trabalham em três frentes para mitigar a falta de auditores fiscais: convocação de mais 50% de candidatos classificados (150), manutenção e renovação (por um ano) dos 300 médicos veterinários temporários aprovados e empossados em recente concurso público e a continuidade da política de realização de concursos públicos para AFFA de forma periódica.

          Como o DIPOA, outros departamentos do Ministério da Agricultura sofrem com a falta de servidores, em especial das carreiras finalísticas do órgão (AFFAs e técnicos para fiscalização – agentes de inspeção e agentes de atividade agropecuária). Mensagem do ministro da agricultura, Blairo Maggi, já foi encaminhada ao Ministério do Planejamento propondo a realização de novo concurso para a pasta.

 

topo