OPERAÇÃO SEMILLA
OPERAÇÃO SEMILLA

PFA Polícia Federal, em ação conjunta com o Ministério Público Federal e a Controladoria Geral da União, realizou nesta quarta feira (13) uma operação para desarticular um grupo suspeito de montar um esquema de corrupção na Superintendência Federal no Rio Grande do Sul do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e quatro de condução coercitiva, incluindo do Superintendente Federal do órgão, Francisco Signor.

O Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (ANFFASINDICAL) divulgou nota de apoio a atuação da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, afirmando que a operação favorece a execução das atividades dos fiscais federais agropecuários, que prezam pela realização de um trabalho de excelência em prol da saúde e da segurança alimentar da população brasileira.

Conforme as investigações, os suspeitos agiam em benefício de empresas do setor agropecuário e agroindustrial, com redução de valores de multas aplicadas e a manutenção de processos de autos de infração parados por longo espaço de tempo ou suspensos. Algumas empresas eram avisadas previamente de fiscalizações, e o grupo também atuava na agilização de procedimentos de liberação. Tal procedimento teria gerado impactos negativos e dificultado ações de outra ação policial, a Leite Compen$ado.

Em outra frente a investigação também apontou que houve pagamento de propina a agentes públicos por uma empresa que prestava serviços em eventos promovidos pelo MAPA.

Segundo o superintendente da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, Elton Roberto Manzke, foram encontrados pedidos não convencionais aos gestores do MAPA no Estado por parte de empresários do setor investigado, como a remoção de Fiscais Federais Agropecuários considerados rigorosos e prejudiciais a seus interesses.

Na noite de quarta feira (13) a ministra Kátia Abreu, atendendo a determinação do Juiz Federal José Paulo Baltazar Junior, afastou o Superintendente Signor e também o pregoeiro Sérgio Luiz da Silva Sobrosa. Os demais envolvidos são uma ex-assessora jurídica e seu esposo, ambos não pertencem aos quadros da instituição.

O Fiscal Federal Agropecuário Roberto Schroeder foi nomeado Interventor da Superintendência Federal da Agricultura no Rio Grande do Sul. Schroeder, que é funcionário do MAPA desde 2003, assume interinamente, conforme publicado nesta sexta-feira (15) no Diário Oficial da União.

SAÚDE E INSPEÇÃO ANIMAL

 

 

Cursos 24 Horas

Cursos Online 24 Horas - Cursos 100% Online com Certificado

Cursos Online 24 Horas

topo