FASE FINAL DO CONCURSO DO MAPA
FASE FINAL DO CONCURSO DO MAPA

Neste domingo (21) ocorre a prova discursiva do concurso para Auditor Fiscal Federal Agropecuário – AFFA do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

A Escola de Administração fazendária – ESAF, banca responsável pela realização do concurso, divulgou semana passada a relação dos candidatos aprovados na primeira fase (provas objetivas) convocando-os para a prova discursiva e encaminhamento de títulos.

Foram convocados 747 candidatos inscritos na ampla concorrência, 35 candidatos portadores de deficiência e 60 candidatos autodeclarados negros, conforme reserva estabelecida pela Lei 12.990/2014. São ofertadas 225 vagas para ampla concorrência e 15 e 60, para deficientes e negros, respectivamente, totalizando 300 vagas.

Para a prova de títulos, que tem caráter apenas classificatório, os candidatos convocados deverão enviar o comprovante (cópia autenticada em cartório) de pós graduação, em nível de especialização, mestrado ou doutorado, para a ESAF. Será considerado apenas um título por candidato e serão computados acrescidos à nota das provas um ponto para o título de especialização, um e meio para mestrado e dois pontos para título de doutorado.

Já a prova discursiva, que será um “estudo de caso” versando sobre o conteúdo de conhecimento específico definido no edital, valerá até 100 pontos. Terá caráter classificatório e eliminatório, o que pode alterar de forma significativa o resultado da classificação da prova objetiva (esta valeu 120 pontos).

Os candidatos que obtiverem nota inferior a 50 pontos na prova discursiva serão considerados reprovados.

A avaliação da prova discursiva compreenderá a análise quanto à capacidade de desenvolvimento do tema, que valerá 70 pontos, sendo observada a capacidade de argumentação, sequência lógica do pensamento, alinhamento ao tema e o respeito ao limite de linhas proposto. Também será avaliado o “uso do idioma”, com pontuação que vale 30 pontos. Neste quesito serão considerados os aspectos formais, gramaticais e textuais.

As provas terão seus locais divulgados somente por meio eletrônico, no site da ESAF, a partir de amanhã (18). As mesmas iniciarão às 14 horas (horário de Brasília – horário de verão) e terão três horas e meia de duração.

Paralelo ao concurso ocorre no Ministério da Agricultura um amplo estudo para a nova estrutura da Secretaria de Defesa Agropecuária, que somado ao recente concurso para médicos veterinários temporários do MAPA, deve alterar de forma significativa o quantitativo necessário de AFFAs. Por outro lado, o próprio edital do concurso veio de encontro à legislação e estabeleceu uma única área de atuação para os novos auditores agropecuários, a inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal. Diante destas incertezas, mas com um enorme déficit atual destes profissionais, as empresas, os atuais AFFAs e a sociedade como um todo aguardam ansiosos a conclusão deste concurso.

SAÚDE E INSPEÇÃO ANIMAL

 

topo