15 anos da carreira de FFA
15 anos da carreira de FFA

              A carreira típica de estado de Fiscal Federal Agropecuário - FFA, completou 15 anos de existência. Composta por profissionais de nível superior (médicos veterinários, engenheiros agrônomos, zootecnistas, químicos e farmacêuticos) e desempenhando suas atividades no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, são estes os profissionais responsáveis por garantir a segurança alimentar nacional, a conquista de mercados internacionais para os produtos do agronegócio nacional, o controle e erradicação de pragas e doenças animais e vegetais, dentre outras funções.

Os Fiscais Federais Agropecuários embora cumprindo com excepcional competência sua atribuições, fato este comprovado pelos números do agronegócio nacional, ainda tem muitos desafios a percorrer visando salvaguardar a saúde da população e o gigantesco patrimônio composto pelo campo e pelas agroindústrias nacionais.

FFAEm meio a uma defasagem salarial próxima a quarenta por cento, sendo corroída mensalmente por uma inflação já fora de controle, a carreira ainda se depara com investidas por parte de parlamentares e industriais que tentam enfraquecer a fiscalização sanitária. Alguns projetos que tramitam nas duas casas legislativas (Câmara e Senado) tentam não só enfraquecer a carreira de fiscalização mas também permitir que esta atividade típica de estado e de saúde pública seja exercida pela iniciativa privada - a chamada terceirização das atividades.

No dia 18 de junho, em comemoração aos quinze anos foi realizada no Salão Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, sessão especial em homenagem à carreira de FFA. O propositor da sessão, deputado Glauber Braga (PSB/RJ) fez um histórico da construção da carreira, citando-á como “de essencial importância para o País. Outros parlamentares que fizeram uso da palavra foram a senadora Ana Amélia (PP/RS), presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, que lembrou da importância das carreiras típicas de Estado, como o caso dos FFAs, por se valorizar assim a área estratégia da defesa agropecuária, indispensável para o país; e o deputado Marcos Montes (PSD/MG), Coordenador da Frente Parlamentar Mista da Agropecuária que ressaltou que a pujança do agronegócio é possível porque os FFAs são peças-chave nessa engrenagem.

O Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários – AnffaSindical, além de presente à sessão solene fez nos estados reuniões de trabalho e confraternização entre os membros da carreira.

 

SAÚDE E INSPEÇÃO ANIMAL

 

 

Cursos 24 Horas

Cursos Online 24 Horas - Cursos 100% Online com Certificado

Cursos Online 24 Horas

topo